Desenvolvimento da marca do parque

INSTITUTO BACCARELLI

Organização sem fins lucrativos, hoje já em sede própria, o Instituto Baccarelli atende, anualmente, mais de 1.000 crianças e jovens por meio de seus programas socioculturais, os quais têm como premissa pedagógica proporcionar uma formação musical e artística de excelência, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização na música erudita.

A instituição constrói dia a dia uma história de conquistas, fruto de um amplo trabalho educacional, que transcende a profissionalização musical, suscitando autodisciplina, respeito, criatividade, convivência e senso colaborativo em grupo – essenciais à formação e ao desenvolvimento de todo cidadão em nossa sociedade.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, principal formação da casa, conta com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, e com o patrono indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social.

Projeto: Temporada de Concertos dos Grupos

Artísticos do Instituto Baccarelli

Identificação

•Mecanismo: Lei Rouanet (Lei 8.313/91 – Art. 18)

•N. do Projeto: 164768

•Proponente: SOCIEDADE DE CONCERTOS DE SÃO PAULO

•Período de Realização: 11/04/2017 a 31/12/2017

•Local: São Paulo/SP

Projeto: Série 20 anos do Instituto Baccarelli

Identificação

•Mecanismo: PROAC ICMS

•N. do Projeto: 20892

•Proponente: SOCIEDADE DE CONCERTOS DE SÃO PAULO

•Período de Realização: 01/08/2017 a 31/12/2017

•Local: São Paulo/SP

Resumo do Projeto

O objetivo deste projeto é manter as atividades dos grupos artísticos de referência do Instituto Baccarelli. O Instituto está localizado em São Paulo, na comunidade de Heliópolis, atende gratuitamente cerca de 1000 alunos e visa o resgate da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social através do contato com a música erudita, possibilitando, por meio de ensaios tutti, de naipe, de seções, aulas individuais, de música de câmara, de técnica vocal e de expressão cênica, que os mesmos sejam capacitados para a realização de uma temporada de concertos sentindo-se, desta forma, integrados à sociedade justamente por meio de uma manifestação cultural ainda pouco acessível para as populações de baixa renda. Como fruto dessas aulas e ensaios, é prevista a realização de 40 concertos, em grandes centros culturais, salas de concerto  e espaços como igrejas e escolas públicas.

Resumo do Projeto

Celebrar o aniversário de 20 anos do Instituto Baccarelli com uma série de concertos da Orquestra Sinfônica Heliópolis previstos para acontecer em cinco municípios do Estado de São Paulo, contemplando a princípio as cidades de Santos, Sorocaba, Mogi, Campinas e Piracicaba.