Desenvolvimento da marca do parque

Projeto Guri – Associação Amigos do Projeto Guri

Identificação

• Mecanismo: Lei Rouanet (Lei 8.313/91 – Art. 18)

• N. do Projeto: 163376

• Mecanismo: PROAC – Programa de Ação Cultural (Lei n° 12.268/06)

• Código: Em fase de aprovação

• Mecanismo: FUMCAD - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/90)

• Proponente: Associação Amigos do Projeto Guri

• Período de Realização: 01/01/2017 a 31/12/2017

• Local: Interior do Estado de São Pulo

Projeto: Plano Anual Amigo do Guri 2017

Resumo do Projeto

No plano anual de 2017, a Associação Amigos do Projeto Guri apresenta dois projetos que expandem significativamente o alcance de suas atividades de promoção da cultura musical: o Festival Imagine Brazil e o Guri na Estrada.  O Imagine Brazil é um concurso musical de solistas e grupos de todos os estilos, voltada para jovens artistas residentes no Estado de São Paulo, que podem ou não ser alunos do Projeto Guri. O Imagine foi criado pela associação internacional Jeunesses Musicales International - JMI, à qual a Amigos do Guri é afiliada desde 2012, e que é considerada a maior organização mundial dedicada ao desenvolvimento musical de jovens. Em 2015 a Amigos do Guri obteve junto à JMI os direitos de promover a edição brasileira deste festival, o Imagine Brazil, que foi viabilizado em 2015 e 2016 graças a recursos do PROAC – ICMS.

O Guri na Estrada, que será realizado pela primeira vez em 2017, é um projeto de itinerância inspirado no formato de uma turnê musical para alcançar municípios onde não há polos do Projeto Guri. Utilizando um caminhão-palco que percorrerá 5 regiões do Estado de São Paulo durante aproximadamente 30 dias, grupos musicais formados por alunos de diferentes polos do Projeto Guri e educadores regentes promoverão apresentações musicais enquanto formadores da área musical promoverão workshops de curta duração. O caminhão-palco percorrerá 12 cidades partindo de São Paulo e realizará o primeiro evento em Pedra Bela, na região de Jundiaí.

Identificação

• Mecanismo: PROAC

• N. do Projeto: Em fase de aprovação

• Proponente: Associação Amigos do Projeto Guri

• Período de Realização: 2017

• Local de realização: Festival Imagine - Araraquara, Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Santos e São Paulo. Guri na Estrada – Pedra Bela, Morungaba, Pinhalzinho (região de Jundiaí); Guariba, Motuca (região de Ribeirão Preto); Pindorama (região de São José do Rio Preto); Cabrália Paulista, Borebi, Gália, Alvinlândia (Região de Marília); Marabá Paulista; Caiuá (Região de Presidente Prudente).

Projeto: Plano Anual Amigo do Guri 2017

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Atualmente com 21 anos de existência o projeto está presente em mais de 283 cidades do estado de São Paulo, com polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA.  

Com a missão de promover a educação musical e a prática coletiva de música tendo em vista o desenvolvimento humano, o acesso ao Projeto Guri é universal e gratuito e segue políticas e práticas com foco na inclusão, atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

O objetivo deste projeto é manter as atividades de ensino musical nos polos de ensino e dos Grupos de Referência, realizar atividades de difusão formativa, conceder bolsas de estudo e realizar intercâmbios com projetos nacionais e internacionais.