Desenvolvimento da marca do parque

INSTITUTO BACCARELLI

O Instituto Baccarelli nasceu no final dos anos 1990 do profundo impacto que as imagens de um incêndio de enormes proporções em Heliópolis provocaram no maestro Silvio Baccarelli. Foi naquele momento que ele resolveu oferecer aos jovens da comunidade um alento, uma esperança, na forma de música.

 

Atualmente, mais de 1.300 crianças e jovens desenvolvem anualmente sua relação com a música. Os alunos são provenientes da comunidade e participam de projetos de musicalização, canto coral e prática instrumental.

 

Reconhecido internacionalmente, o trabalho do Instituto Baccarelli é aplaudido nas principais salas do Brasil e do mundo.

Projeto: Plano Bianual de Atividades do Instituto Baccarelli 2020/2021

Identificação

•Mecanismo: Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91 – Art. 18)

•N. do Projeto: 193903

•Proponente: SOCIEDADE DE CONCERTOS DE SÃO PAULO

•Período de Realização: 01/01/2020 a 31/12/2021

•Local: São Paulo/SP

Resumo do Projeto

O Plano Bianual contempla, além da Temporada Artística, os programas de formação do Instituto Baccarelli, que incluem aulas de prática instrumental tanto para crianças quanto para adolescentes.

As aulas promovem nos jovens o desenvolvimento de habilidades musicais específicas, como trabalho em grupo e individual, afinação, musicalidade, postura, consciência corporal, coordenação motora e preparação.

Ainda com os recursos da Lei Federal, os participantes têm a oportunidade de aperfeiçoar seus estudos e experimentar uma nova experiência musical em uma das cinco orquestras da instituição. Outra vertente é o Coral da Gente, que oferece aulas de técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical.