mf.png

CECP - Centro de Estudos da Cultura Popular

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em abril de 1999, por integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

A instituição tem como finalidade estudar, pesquisar, difundir, valorizar e estimular todos os patrimônios, material e imaterial, e toda expressão da cultura popular (conforme está exposto na Carta do Folclore Brasileiro, parte integrante do Plano Setorial para as Culturas Populares).

Atua na elaboração e execução de projetos, assessoria e orientação técnica e científica, garantindo uma conduta museológica com o principal objetivo de desenvolver políticas de salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial.

Desenvolve, também, projetos baseados na metodologia ecomuseológica, que consiste em estimular o protagonismo e o exercício de cidadania na comunidade em prol do bem comum, por meio do diálogo e da valorização do patrimônio cultural presente num dado território.

Atualmente, os principais projetos sob a gestão da organização são o Museu do Folclore de São José dos Campos e o projeto socioambiental Ecomuseu+.

Projeto: RESTAURO DO MUSEU DO FOLCLORE - FASE 1 - PROJETO ARQUITETÔNICO

Identificação

• Mecanismo: Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91 - art. 18)

• N. do Projeto: 194293

• Proponente: Centro de Estudos da Cultura Popular

• Período de Realização: 2020 e 2021

• Local de Realização: São José dos Campos/SP

Resumo do Projeto

O Museu do Folclore de São José dos Campos funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

 

Oferece diversas atividades gratuitas ao público, como a exposição de longa duração “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional”, brinquedoteca, biblioteca, palestras, oficinas, apresentações musicais, encontros, entre outras.

Este projeto tem como objetivo viabilizar a primeira fase do restauro do Museu do Folclore de São José dos Campos, com a contratação de um serviço especializado para elaboração de projeto de restauro das edificações tombadas como patrimônio histórico da cidade, que compõem o Museu do Folclore.

 

O projeto também contempla a realização de uma palestra para educadores da rede pública e privada de ensino sobre a abordagem do tema “Folclore” em sala de aula.